Monday, October 24, 2005

Noticia

Aulas de português online disponíveis a partir de segunda-feira.

Os filhos dos emigrantes portugueses vão poder aprender a língua portuguesa e conhecer a cultura de Portugal na Internet através da Escola Virtual, lançada segunda-feira pela Secretaria de Estado das Comunidades.

Numa parceria com o Ministério da Educação, Caixa Geral de Depósitos, Porto Editora, Universidade Aberta e Lusíada, RDP e RTP, esta plataforma electrónica de ensino pretende abranger numa primeira fase 11 mil alunos.

Para já, vão ser disponibilizados online os programas curriculares do 9º ao 12º ano, prevendo-se que em 2007 os alunos tenham acesso aos programas dos restantes anos de escolaridade.

Especialmente dirigida aos luso-descendentes e portugueses residentes no estrangeiro, a Escola Virtual estará também acessível a qualquer cidadão interessado em aprender a língua portuguesa.

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, os alunos vão trabalhar num sistema de auto-aprendizagem, onde só lhes é permitido avançar de nível depois de responderem correctamente a várias questões.

Os estudantes vão ainda dispor de uma rede de professores para esclarecerem dúvidas.

Aos interessados serão distribuídos cartões que permitam criar uma conta de utilizador, através da qual têm acesso às aulas e a outros conteúdos como informações sobre a história, gastronomia ou património.

Para já serão distribuídos 11 mil cartões, válidos por um ano e que podem ser activados até Agosto de 2007.

Os cartões podem ser adquiridos nos consulados e terão um custo anual simbólico de 20 euros.

Os recursos de aprendizagem online das disciplinas de Português e Língua Portuguesa serão disponibilizados pela Porto Editora, a quem cabe também produzir folhetos de divulgação da iniciativa.

As universidades vão avaliar a qualidade dos conteúdos e certificar o nível de aprendizagem dos alunos, através de um exame presencial naqueles estabelecimentos de ensino ou nas representações diplomáticas portuguesas.

A RTP e a RDP colaboram através da divulgação das «aulas virtuais», enquanto a Caixa Geral de Depósitos vai assegurar a cobertura financeira do projecto, orçado em cerca de 100 mil euros.

FONTE: Diário Digital


¡Esta va a ser mi oportunidad para tener un buen portugués!

3 Comments:

At 8:06 PM, Blogger saloia said...

E yo tambien!!
bjs
saloia

 
At 9:15 AM, Blogger bertioz said...

O teu português é bastante bom (e ofensas à parte) para uma espanhola, pois todos sabemos o talento que os espanhóis têm para línguas... agora só falta é escreveres o blog em português para treinar mais...

 
At 1:39 PM, Blogger saloia said...

oi....tudo bem contigo, MJ? espero que sim...
saudades
beijinhos
Mary

 

Post a Comment

<< Home